Como Chegar em Visconde de Mauá ?

Então, você quer ir a Visconde de Mauá para curtir o clima e aproveitar as férias em meio à tranquilidade da serra. Mas já pensou em como vai chegar lá? O trajeto é uma parte de sua viagem que merece atenção e planejamento especiais. Para ajudar você nessa “tarefa”, montamos um pequeno guia. Vamos começar escolhendo o meio de transporte ideal.

O acesso à região é feito através da estrada parque criada recentemente, levando de Penedo até Visconde de Mauá.

Para circular na cidade, você pode contratar uma agência de passeios, alugar um quadriciclo, ou ir com seu carro – lembrando que estamos falando de uma região montanhosa, o que não favorece se estiver com um carro mais baixo.

  • Se ficar apenas na região mais central, não tem problema. Basta dirigir com cuidado (não deixe de fazer uma boa revisão no carro).
  • Se quiser explorar mais a fundo a região, avalie bem. Alguns trechos mais interioranos são acessados apenas por cavalo ou veículos 4×4.

Saindo da capital, você pode chegar até Visconde de Mauá através de carro ou ônibus.

Visconde de Mauá está no eixo RJ – SP, apesar da região estar na divisa territorial entre RJ e sul de Minas.

Onde Fica Visconde de Mauá?

Visconde de Mauá é um povoado do município de Resende-RJ, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, com partes da sua zona urbana estendendo-se também aos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas, este último já no estado de Minas Gerais.

De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba, e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região como um todo compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.

Visconde de Mauá tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão

Sugestão de Hospedagem: Conheça a Pousada Recanto da Serra. (A Melhor da Região)

Essa região se localiza em área de preservação ambiental, na serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais das cachoeiras e vales.

Parte das hospedagens, restaurantes e lojinhas fica em Mauá e Maringá, enquanto Maromba é conhecida por atrativos naturais, como a cachoeira do Escorrega. (Conheça as cachoeiras em Visconde de Mauá). Além dessas vilas, a região tem vales acessados por estradinhas íngremes, nesse caso, é aconselhável se informar sobre as condições antes de ir. Há apenas um posto de gasolina na região, que fica entre Mauá e Maringá.

Como Chegar em Visconde de Mauá de Carro

A viagem de carro pode ser muito cansativa dependendo de sua cidade de origem. Felizmente, no caso de Visconde de Mauá, o destino é bem central e de fácil acesso para moradores de, pelo menos, três estados diferentes: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Partindo do Rio de Janeiro

Seguir pela Via Dutra (BR-116) em direção a SP e 6 km depois de passar por Resende há uma entrada à direita para Visconde de Mauá e Penedo, que se bifurca adiante, com o acesso à Penedo à esquerda e a RJ-163, acesso à Visconde de Mauá, à direita. Segue-se pela (RJ-163), que é uma estrada de terra, por aproximadamente 34 km até chegar à Visconde de Mauá.

Partindo de São Paulo

O acesso para quem vem de São Paulo (310 km) ou do Rio de Janeiro é pela Via Dutra (BR-116). No Km 311, entrar na RJ-163 (entre as cidades de Itatiaia e Resende) e seguir as placas para Visconde de Mauá. São 29 km asfaltados de subida de serra (com belos mirantes) até a vila de Mauá. As vilas de Maringá e Maromba ficam a 5km e 8km, respectivamente, de Mauá e são acessíveis pela estrada Mauá x Maromba (Atenção: o trecho Maringá x Maromba é feito em estrada de terra)

Por outro lado, para quem está vindo dos demais estados, é importante considerar a distância e ponderar se o tempo de viagem e gasto com combustível tornam o carro um meio de transporte mais indesejável para esse passeio.

Como Chegar em Visconde de Mauá de Ônibus

Quem decide chegar até Visconde de Mauá de ônibus consegue apreciar ainda mais a bela vista da serra, que é uma das melhores coisas que a viagem tem a oferecer. O preço varia dependendo de sua origem, mas é em geral acessível, mais barato do que viajar de avião. E para melhorar, há várias viações que levam os passageiros de diferentes cidades até lá.

Partindo do Rio de Janeiro

Para quem vai de ônibus, tem ônibus direto do RJ a Visconde de Mauá pela viação Cidade do Aço, é só descer no ponto final na vila da Maromba, que fica a 3km da pousada. Porém, tem ônibus direto somente em fins de semana e feriados, os demais dias tem que descer na Rodoviária de Resende que fica no Posto Graal da rodovia nova Dutra, e de lá pegar um ônibus local que vai até Visconde de Mauá (viação Resendense, 24-3354 1878) e descer na vila da Maromba.

Partindo de São Paulo

Não existe mais a linha São Paulo – Maromba. É necessário pegar um ônibus até Resende e de lá pegar outro ônibus pra Maromba.

Como Chegar em Visconde de Mauá de Avião

Embora o avião continue sendo a opção mais cara, hoje em dia seus preços já baixaram o suficiente para que a maioria das pessoas consiga se dar ao luxo de viajar lá no alto. Para os voos nacionais, algumas empresas que se destacam são a TAM, a GOL e a AZUL.

Se você quiser ter o gostinho de viajar em um destes “gigantes de aço”, sempre recomendamos que use sites de comparação de preços antes de comprar a passagem. Escolher períodos de baixa temporada também ajuda a conseguir melhores preços.

Dicas importantes para a sua viagem

Em Visconde de Mauá o tempo muda muito e as chuvas atrapalham bastante o fornecimento de energia elétrica e Internet. Por isso, nada de estresse, vá para se desconectar do mundo e se conectar com a natureza.

As únicas operadoras que possuem sinal em Maringá são a Vivo e a Claro. Se você tem Tim pode esquecer, o sinal é péssimo.
Lembre de levar dinheiro em espécie, pois você só encontrará caixas eletrônicos em Penedo. E, lembre-se de confirmar com o seu hotel se a maquininha do cartão está funcionando.

Veja aqui O que fazer em Visconde de Mauá.

As Estradas de Mauá…

As estradas em Visconde de Mauá são bem acidentadas e cheias de lama. Portanto, se você tem carro baixo ou tem aquela “frescurinha” com o carro a boa é pagar os passeios privados ou ir com um alugado.

O único posto de gasolina encontrado em Maringá, Maromba, Vale do Pavão e Santa Clara foi o que fica bem perto das informações turísticas, portanto, trate de abastecer o carro logo na entrada da cidade. Eu vi apenas 2 mercadinhos: um em Maringá, em frente ao Remorini Aventuras e um na Maromba, bem na praça onde tem a igrejinha.

Distâncias das principais capitais até Visconde de Mauá:

  • Vindo do Rio de Janeiro: São cerca de 199km. O percurso dura aproximadamente 2h40 sem trânsito. No caminho, são utilizadas principalmente as estradas BR 101, BR 116, RJ 163 e RJ 151.
  • Vindo de Belo Horizonte: São cerca de 432km. O percurso dura aproximadamente 6 horas sem trânsito. No caminho, são utilizadas principalmente as estradas BR 040, BR 267, LMG 814 e RJ 151.
  • Vindo de São Paulo: São cerca de 293km. O percurso dura aproximadamente 3h30 sem trânsito. No caminho, são utilizadas principalmente as estradas BR 116, RJ 163 e RJ 151.
  • Vindo de Curitiba: São cerca de 700km. O percurso dura aproximadamente 8 horas sem trânsito. No caminho, são utilizadas principalmente as estradas BR 116, RJ 163 e RJ 151.
error: Este conteúdo é protegido